Direto da Nasa: Hubble revela aglomerado de estrelas com 12 bilhões de anos
Por Ethevaldo Siqueira
Esta imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble mostra um dos mais belos aglomerados globulares, o IC 4499, um enxame de velhas estrelas a cintilar nos confins da Via Láctea. Os astrônomos supunham que esse aglomerado globular, situado a 55.000 anos-luz da Terra, fosse muito mais jovem. No entanto, sua verdadeira idade é superior a 12 bilhões de anos. Por comparação, é bom lembrar que nosso Sol tem cerca de 8 bilhões de anos.
Os aglomerados globulares são coleções de milhares ou até de milhões de estrelas que giram em torno de uma galáxia hospedeira. Os cientistas pensavam que todas as estrelas dos aglomerados se formavam ao mesmo tempo. Mas os aglomerados massivos ou de maior porte podem abrigar diversas gerações de estrelas. A imensa força de gravidade desses aglomerados pode sugar muito mais gases e poeiras do que se podia imaginar.
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/ethevaldo-siqueira/2015/03/22/DIRETO-DA-NASA-HUBBLE-REVELA-AGLOMERADO-DE-ESTRELAS-COM-12-BILHOES-DE-ANOS.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário